"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Simulado: uma verdadeira ajuda ou uma falsa solução?

Simulado: uma verdadeira ajuda ou uma falsa solução?
Colégios particulares adotam sistema de preparação

Os simulados são elementos constantes na rotina de muitos estudantes em Aracaju. (Foto ilustrativa)
No próprio nome já vem o seu sentido: simular o real. Avaliado como a forma mais prática de preparo para o vestibular por muitos e considerado exercício cansativo por outros, os simulados nos colégios ou cursinhos representam elementos constantes na rotina de muitos estudantes em Aracaju.

Há algum tempo a maioria dos colégios da rede particular de ensino da capital adotam os simulados periódicos como mais um processo de avaliação didática para os alunos. Muitas instituições ajustam esses testes preparatórios à programação das atividades, compondo parte integrante das notas avaliativas. Para Andréa Victória, 13, aluna do 8º ano do ensino fundamental, o simulado ainda é uma novidade.

No colégio da estudante, os simulados começam a ser empregados a partir do 8º ano. “Ainda acho esses testes um pouco cansativo porque não sou acostumada com esse tipo de prova” afirma. Ela comenta que as provas feitas por múltipla escolha é uma opção mais fácil e rápida de fazer. “Espero que eu consiga me acostumar com essas provas de verdadeiro e falso”, comenta.

Apesar de ser a preferência de muitos estudantes, os simulados em múltipla escolha ainda não satisfazem a demanda por uma avaliação precisa. “
Durante os primeiros anos de vestibular, as provas "subjetivas" eram uma forma de se alcançar o nível dos alunos. Com o crescimento do número de alunos inscritos no vestibular, a opção pelas questões de múltipla escolha facilitou a correção, mas prejudicou a qualidade dos resultados”, explica Cláudia Fumie Hide Farias, Especialista em Docência do Ensino Superior e Coordenadora Pedagógica do Colégio Dinâmico.

Quando se confere o gabarito, os estudantes podem identificar possíveis problemas e perceber em quais disciplinas ou assuntos devem focar suas atenções. Além disso, esses testes são alternativas mais seguras antes de fazer as provas de vestibular. Um maior controle do tempo também é uma das grandes vantagens para o aluno. “Se o simulado realmente ‘simular’, o preparo pode ser positivo, mas não representa similaridade total. Na verdade, o aluno se sente mais seguro com os simulados”, afirma Cláudia.

Luana de Souza Oliveira, 17, estudante do 3º ano do ensino médio, já vem estudando para o próximo vestibular e vê nos simulados uma boa oportunidade para ter uma preparação adequada. “No começo achava um pouco chato, mas depois percebi que fazendo o simulado, eu tenho uma idéia de como será a prova do vestibular no final do ano. Isso pode me dar uma ajuda enorme”, explica

V ou F

Dentre as várias insatisfações de muitos estudantes com relação aos simulados, está no critério da anulação de um quesito verdadeiro, caso haja uma resposta errada.  Aqui no Estado, esse método leva em consideração o modelo do processo de seleção do vestibular da Universidade Federal de Sergipe, uma das instituições de ensino superior mais concorrida do Estado, e que desde 2001 segue o mesmo procedimento.

Luana comenta que mesmo tendo como base as provas da UFS, ainda é difícil se habituar às regras dos simulados. “Só ainda não me acostumei pelo fato das questões erradas anularem as verdadeiras. Ainda não consegui entender essa lógica”.  Claúdia explica que a opção por V ou F facilita uma melhor análise dos resultados alcançados pelos alunos, na avaliação dos conhecimentos adquiridos. “As questões de V ou F, com a possibilidade de anulação, permitem filtrar melhor os resultados, pois acabam tornando as respostas menos "objetivas" sem prejudicar o tempo de correção. Não vejo perdas nessa escolha”, esclarece.

Simulados Online

Muitos sites e blogs especializados em educação disponibilizam simulados online, onde os internautas podem responder questões sobre determinadas disciplinas didáticas, podendo mensurar seu nível de aprendizado. Para Claúdia, essas questões representam ganho para os alunos que estão preparados “Quem sabe, quem tem conhecimento responde seguramente a qualquer tipo de questionamento”, afirma.

Essas novas possibilidades permitem o acesso aos vários modelos de simulados elaborados por profissionais afora. Além disso, o suporte online poderá dispor de simulados de anos anteriores. Dessa forma o aluno pode conhecer qual o nível de inserção nas atualidades e a carga de política que é usada em possíveis concursos.   




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