Valente argumenta (...) o computador poderá enriquecer ambientes de aprendizagem onde o aluno, interagindo com os objetos desse ambiente, terá a chance de construir o seu conhecimento. (1993, p.22).
Assim como o giz e a lousa são recursos utilizados em sala de aula, a Informática pode ser utilizada como uma ferramenta a mais, como um meio para produção de projetos interdisciplinares, atualmente, os computadores encontram-se auxiliando e influenciando o dia-a-dia de cada um. É, mais uma mostra que as escolas devem acompanhar e inserir as novas tecnologias dentro do seu programa educacional, ou senão corre o risco de cair no atraso funcional do ensino obsoleto. O professor, agora assume a postura de facilitador e orientar, usando os mesmos conteúdos, mas com recursos modernos. Cabendo também a ele a função de interpretador do comportamento do educando, visto que ele poderá encontrar alunos que já sabem mais manusear o computador do que ele, mas não têm nenhum direcionamento de como este instrumento pode auxiliá-lo no processo educativo.
A Informática na Educação não pode ser tratada como uma brincadeira e sim como uma extensão da sala de aula, obtendo assim um resultado positivo com aulas mais dinâmicas e objetivas. Um dos objetivos do uso do computador no ensino é o de ser um agente de transformação da educação, e o professor deve descobrir o lugar didático dessa tecnologia; para tanto o professor precisa ser capacitado para assumir o papel de facilitador da construção do conhecimento pelo aluno e não mais um transmissor de informações.
Segundo o MEC, Informática Educativa significa "a inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades da educação. Os assuntos de uma determinada disciplina da grade curricular são desenvolvidos por intermédio do computador."
Dentro de um Laboratório de Informática temos ampliadas as possibilidades de incentivar os alunos a explorarem sua capacidade de aprender, de cooperar, de serem criativos diante de novas situações. As aulas em um laboratório, se bem planejadas, podem ser instigantes e desafiadoras, porém, se faz necessário lembrar que, como qualquer outra ferramenta de trabalho, é preciso antes conhecer, saber usar , para então poder estabelecer uma metodologia de utilização dessa ferramenta totalmente vinculada as necessidades reais de aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS....