Muitos professores de português pedem resumos de livros, de textos longos, etc. Mas não é destes “resumos” que estou falando. Estou falando daquela ferramenta super-útil para estudar. Sim, um resumo é uma ferramenta de valor inestimável e nunca pode ser deixada de lado quando há muita matéria ou muitos dados ao longo de um texto comprido de dar dó.
Para resumir você precisa “enxugar” o texto ao máximo, deixando apenas os dados necessários para que se lembre dos dados importantes. Não adianta ler e reler um monte de páginas na noite anterior à prova, porque seu cérebro poderá lhe pregar uma peça: poderá lembrar até o número da página onde está a informação de que precisa, mas não vai lembrar da resposta à questão.
Em primeiro lugar vá lendo o texto e grifando com marca-texto tudo o que for importante e que não poderá esquecer: nomes, datas, lugares, técnicas usadas. Depois numa folha vá transcrevendo os dados, ligando com flexas, colocando as datas entre parênteses, os locais dentro de colchetes. Na verdade a estética não importa. Não precisa ficar bonito nem seguir um “padrão”. O que importa é que você entenda depois.
Com esse “esqueleto” pronto, comece seu resumo. Se temos Cristóvao Colombo –> 1492 –> América: Colombo descobre América em 1492. E vá colocando as frases, ligando-as de maneira lógica, depois releia para ver se está tudo ali (confira com o texto original para ver se não deixou nada de fora). Faça uma revisão, tire o que não for essencial, anote do lado o que é mais importante, grife o que for de suma importância.
Está pronto? Agora passe a limpo. Acabou? Então pode amassar e jogar fora. Acredite: depois de fazer esse resumo do jeito que ensinei, você já estudou a matéria.
Boa sorte na sua prova!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS....