Foi no século passado, mais precisamente no ano de 1823, que se falou pela primeira vez em Brasília, uma nova capital para o Brasil situada no centro da país. O autor da mesma? José Bonifácio (criar link http://www.obrabonifacio.com.
Cinquenta anos depois, 1983, Dom Bosco, santo italiano fundador da ordem dos salesianos da Igreja Católica, sonhou com uma depressão larga e comprida entre os paralelos 15° e 20° a partir das margens de um lago - "Tra il grado 15 e il 20 grado vi era un seno assai lungo e assai largo que partiva di un punto che formava un lago. Allora una voce disse ripetutamente, quando si verrano a scavare le miniere nascoste in mezzo a questi monti di quel seno apparirà quila terra promessa fluente latte e miele, sarà una ricchezza inconcepibilie"(Memorie Biografiche, XVI, 385-394).
Décadas depois, o governo de um homem a frente de seu tempo, trouxe à tona essa possibilidade e inúmeras foram as discussões acerca de tamanha mudança, histórica, política, econômica e social, para o Brasil. Até que em 15 de março de 1956, decidiu o presidente Juscelino Kubitschek, construir a nova Capital Federal – Brasília.
Em setembro do mesmo ano o Congresso aprovou, por unanimidade a Lei n° 2.874, e foi lançado o edital do concurso do Plano Piloto, no mês seguinte foram iniciadas as obras da residência oficial provisória do presidente, o atual Catetinho, concluída em apenas nove dias.
O vencedor do concurso foi o urbanista Lúcio Costa, que aproveitou o relevo da região e adequou todo o projeto ao já existente projeto do Lago Paranoá que foi elaborado pela Missão Cruls em 1893.
"Sobrevoando o Planalto é que se tinha uma visão de conjunto dos trabalhos que ali estavam sendo realizados. Caminhões iam e vinham, levando ou trazendo material de construção. Tratores, às dezenas, revolviam a terra, abrindo clareiras no cerrado. Estacas eram fincadas, para ereção dos andaimes que emprestavam à paisagem o aspecto de um gigantesco canteiro de obras. Aqui e ali, já se viam as torres metálicas das estações de telecomunicações, através das quais centenas de mensagens eram enviadas, pedindo cimento, cobrando remessas de material elétrico, exigindo jipes, caixas-d'água, tambores de gasolina, gêneros enlatados, peças de veículos.
O primeiro prefeito de Brasília, nomeado quatro dias de sua inauguração, foi Israel Pinheiro. Ele prometeu que se Dom Bosco, santo, o ajudasse a construir Brasília em dois anos faria uma homenagem à ele, com uma capela. E construiu com o primeiro material de construção chegado à nova terra a Ermida Dom Bosco, localizada exatamente sobre o paralelo 15°.
A terceira capital do Brasil foi inaugurada em 21 de abril de 1960, por JK, que revolucionou a história do Brasil transferindo para o Centro-Oeste, gradativamente, toda a administração federal e as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais.
Brasília ganhou seu primeiro governador, Hélio Prates, em 1987, quando conquistou sua autonomia política e declarada pela Unesco “Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS....