"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

quinta-feira, 29 de abril de 2010

MIDIALOGIA.....VOCÊ SABE O QUE É?

É UMA PROFISSÃO DO FUTURO............

O curso de midialogia é uma das habilitações em comunicação social e nasceu para aprofundar conhecimentos em uma área que é estudada superficialmente nas graduações de Rádio e TV, Jornalismo e Publicidade e Propaganda. O curso, que foi criado em 2004, já tem a terceira posição no ranking dos mais concorridos da Unicamp: 39 por vaga.

A mídia tem dois significados: pode ser conteúdo ou veículo de comunicação. O midiálogo aplica os dois conceitos usando a linguagem como método de transmissão de informação, levando em consideração os processos de significado e significação, estudados em semiologia.

O profissional desta área é capaz de interligar os diferentes tipos de mídia (áudio, vídeo, fotografia...) e produzir um material que considere a sociedade em que está inserido, seus códigos, linguagens, histórias, teorias e condições técnicas. O mercado necessita desta carreira porque está em fase de crescimento, principalmente o cinema nacional, além das novas emissoras de rádio e tv. O trabalho produzido pelo profissional de midialogia é de alta qualidade e particularidade, podendo atuar em diversos segmentos de produtos audiovisuais como:

- Vídeo;
- Cinema;
- Rádio;
- Fotografia;
- Multimídia;
- Web;
- Computação gráfica;
- Hipermídias e
- Produção, recepção e crítica destes produtos,
Além de poder entrar na área de docência ou pesquisa.

As principais matérias do currículo são teorias da comunicação, teoria do cinema, mídia e ciências humanas, educação e mídia, antropologia da imagem, teorias do signo, tecnologias da informação, fotografia e movimento, edição de produtos audiovisuais, computação gráfica e multimídia.

O curso, hoje, é ministrado pela Unicamp.


http://www.vestibular.brasilescola.com/profissoes-futuro/midialogia.htm

CAMPANHA SOBRE A GRIPE H1N1

A gripe é causada por um vírus específico, chamado vírus influenza: "Myxovirus influenzae".
Este vírus possui a capacidade de mudar constantemente suas características, o que possibilita que um mesmo indivíduo tenha vários episódios de gripe durante a vida.

Por causa das mutações e da rápida disseminação da doença, as epidemias e pandemias são uma característica importante da gripe.

A gripe pode afetar milhões de pessoas a cada ano.

É altamente contagiosa e ocorre mais no final do outono, inverno e início da primavera.

Diferentemente do resfriado que, na maioria das vezes, se dissemina pelo contato direto entre as pessoas, o vírus Influenza - da gripe, se dissemina, principalmente, pelo ar.


Contaminação Direta
Quando a pessoa gripada espirra, tosse ou fala, gotículas com o vírus ficam dispersas no ar por um tempo suficiente para ser inaladas por outra pessoa.
No revestimento do nariz da pessoa que foi contaminada, ele se reproduz e se dissemina para a garganta e para o restante das vias aéreas, que inclui os pulmões, causando os sintomas da gripe.

Contaminação Indireta 
Menos freqüentemente, a doença se dissemina pelo toque (mão contaminada com o vírus) do doente em objetos ou na mão de um indivíduo sadio que, ao levar a mão à boca ou ao nariz, se contamina.
Um dia antes da pessoa experimentar os sintomas da doença, ela já pode contagiar outras. Poderá contaminar por até 7dias após início dos sintomas.

Como se prevenir contra gripe

Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, a vacinação é a forma mais eficaz para prevenir a gripe e suas complicações. A cada ano, mais de 150 milhões de pessoas são vacinadas contra gripe em países de todo o mundo, como os EUA, Inglaterra, França, Uruguai, Argentina, Brasil, etc.
A vacina contra gripe
A vacina contra gripe (influenza) possui eficácia de até 90% em pessoas sadias. Ou seja, a cada 10 pessoas vacinadas, de 7 a 9 não terão gripe, enquanto pelo menos 1 pode apresentar a infecção, neste caso com os sintomas geralmente mais brandos.

Como você pode evitar a gripe
Especialistas na área médica dizem que a melhor maneira de se evitar a gripe é praticar uma boa higiene. Aqui estão algumas dicas:
  • lavar as mãos com água morna e sabão
  • evitar o contato com qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando
Se estiver gripado, você pode evitar a contaminação de outras pessoas:
  • ficando em casa até que esteja se sentindo melhor
  • cobrindo a boca e o nariz com um lenço toda vez que tossir ou espirrar
  • lavando bem as mãos com água morna e sabão se as tiver usado para cobrir a boca ao espirrar ou tossir
Lembre-se de que você pode espalhar a gripe por até sete dias depois de ter ficado doente, portanto, tenha cuidado mesmo depois que a maior parte dos sintomas tiver desaparecido.



terça-feira, 27 de abril de 2010

POEMA MATEMÁTICO

Entre números e letras


 
Estudando a Matemática
Com o auxílio do Português,
Resolvi fazer um poema
Pra um problema resolver.
Lembrei-me da minha prova,
Tinha dúvidas, vou apagar,
Os números do desafio
E depois simplificar.
Na vida tenho metas
Traço retas vou estudar.
Quero muitos desafios
E a todos ultrapassar.
Vendo os números racionais
Me lembrei do coração,
Que se divide em partes
Pra ajudar meu irmão
Meu coração se reparte
1/2, 1/5, ele é cheio de frações.
Mas isso não diminui,
Meu amor é uma potência
Elevado a milhões.


Fernanda Godoy

quinta-feira, 22 de abril de 2010

VOCÊ SABE FAZER UM RESUMO?

Em primeiro lugar, para que serve um resumo?
Muitos professores de português pedem resumos de livros, de textos longos, etc. Mas não é destes “resumos” que estou falando. Estou falando daquela ferramenta super-útil para estudar. Sim, um resumo é uma ferramenta de valor inestimável e nunca pode ser deixada de lado quando há muita matéria ou muitos dados ao longo de um texto comprido de dar dó.
Para resumir você precisa “enxugar” o texto ao máximo, deixando apenas os dados necessários para que se lembre dos dados importantes. Não adianta ler e reler um monte de páginas na noite anterior à prova, porque seu cérebro poderá lhe pregar uma peça: poderá lembrar até o número da página onde está a informação de que precisa, mas não vai lembrar da resposta à questão.
Em primeiro lugar vá lendo o texto e grifando com marca-texto tudo o que for importante e que não poderá esquecer: nomes, datas, lugares, técnicas usadas. Depois numa folha vá transcrevendo os dados, ligando com flexas, colocando as datas entre parênteses, os locais dentro de colchetes. Na verdade a estética não importa. Não precisa ficar bonito nem seguir um “padrão”. O que importa é que você entenda depois.
Com esse “esqueleto” pronto, comece seu resumo. Se temos Cristóvao Colombo –> 1492 –> América: Colombo descobre América em 1492. E vá colocando as frases, ligando-as de maneira lógica, depois releia para ver se está tudo ali (confira com o texto original para ver se não deixou nada de fora). Faça uma revisão, tire o que não for essencial, anote do lado o que é mais importante, grife o que for de suma importância.
Está pronto? Agora passe a limpo. Acabou? Então pode amassar e jogar fora. Acredite: depois de fazer esse resumo do jeito que ensinei, você já estudou a matéria.
Boa sorte na sua prova!

http://aprendafacil.wordpress.com/2010/04/07/voce-sabe-fazer-um-resumo/

quarta-feira, 21 de abril de 2010

PARABÉNS BRASÍLIA.....PELOS 50 ANOS




Foi no século passado, mais precisamente no ano de 1823, que se falou pela primeira vez em Brasília, uma nova capital para o Brasil situada no centro da país. O autor da mesma? José Bonifácio (criar link http://www.obrabonifacio.com.br/), um revolucionário inconfidente.

Cinquenta anos depois, 1983, Dom Bosco, santo italiano fundador da ordem dos salesianos da Igreja Católica, sonhou com uma depressão larga e comprida entre os paralelos 15° e 20° a partir das margens de um lago - "Tra il grado 15 e il 20 grado vi era un seno assai lungo e assai largo que partiva di un punto che formava un lago. Allora una voce disse ripetutamente, quando si verrano a scavare le miniere nascoste in mezzo a questi monti di quel seno apparirà quila terra promessa fluente latte e miele, sarà una ricchezza inconcepibilie"(Memorie Biografiche, XVI, 385-394).

Décadas depois, o governo de um homem a frente de seu tempo, trouxe à tona essa possibilidade e inúmeras foram as discussões acerca de tamanha mudança, histórica, política, econômica e social, para o Brasil. Até que em 15 de março de 1956, decidiu o presidente Juscelino Kubitschek, construir a nova Capital Federal – Brasília.

Em setembro do mesmo ano o Congresso aprovou, por unanimidade a Lei n° 2.874, e foi lançado o edital do concurso do Plano Piloto, no mês seguinte foram iniciadas as obras da residência oficial provisória do presidente, o atual Catetinho, concluída em apenas nove dias.

O vencedor do concurso foi o urbanista Lúcio Costa, que aproveitou o relevo da região e adequou todo o projeto ao já existente projeto do Lago Paranoá que foi elaborado pela Missão Cruls em 1893.

"Sobrevoando o Planalto é que se tinha uma visão de conjunto dos trabalhos que ali estavam sendo realizados. Caminhões iam e vinham, levando ou trazendo material de construção. Tratores, às dezenas, revolviam a terra, abrindo clareiras no cerrado. Estacas eram fincadas, para ereção dos andaimes que emprestavam à paisagem o aspecto de um gigantesco canteiro de obras. Aqui e ali, já se viam as torres metálicas das estações de telecomunicações, através das quais centenas de mensagens eram enviadas, pedindo cimento, cobrando remessas de material elétrico, exigindo jipes, caixas-d'água, tambores de gasolina, gêneros enlatados, peças de veículos.

Era um mundo que despertava no cerrado, ressoante de sons metálicos e estuante de energia humana. Os guinchos bracejavam junto aos andaimes, erguendo pedras e assentando vigas. Crateras eram abertas por toda parte, e, por elas, desapareciam toneladas de concreto. Martelos batiam, sirenas soavam, motores roncavam, enchendo o chapadão de ruídos estranhos. Ao longo das estradas de chão, ainda vermelhas da terra recém-cortada, enfileiravam-se as armações de pinho que iriam receber ou já haviam recebido os vergalhões de ferro que dariam consistência às vigas de cimento armado. Por toda parte, homens trabalhando, engenheiros consultando plantas, veículos despejando material" disse JK.

O primeiro prefeito de Brasília, nomeado quatro dias de sua inauguração, foi Israel Pinheiro. Ele prometeu que se Dom Bosco, santo, o ajudasse a construir Brasília em dois anos faria uma homenagem à ele, com uma capela. E construiu com o primeiro material de construção chegado à nova terra a Ermida Dom Bosco, localizada exatamente sobre o paralelo 15°.

A terceira capital do Brasil foi inaugurada em 21 de abril de 1960, por JK, que revolucionou a história do Brasil transferindo para o Centro-Oeste, gradativamente, toda a administração federal e as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais.

Brasília ganhou seu primeiro governador, Hélio Prates, em 1987, quando conquistou sua autonomia política e declarada pela Unesco “Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade”.


FONTE:http://www.brasilia50anos.com.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=39&Itemid=55


DIA 21 DE ABRIL

Tiradentes foi enforcado por lutar pela Independência do Brasil


Reprodução

O alferes Joaquim José, em retrato de W. Rodrigues


O dia 21 de abril é feriado nacional. Trata-se de uma homenagem que o Brasil presta ao sacrifício de Joaquim José da Silva Xavier, que foi enforcado e esquartejado, a 21 de abril de 1792, devido a seu envolvimento com a Inconfidência Mineira - um dos primeiros movimentos organizados pelos habitantes do território brasileiro, no sentido de conseguir a independência do país em relação a Portugal.

Vale a pena saber exatamente porque se presta essa homenagem a Tiradentes. No século 18, o Brasil era uma colônia portuguesa que gerava grandes lucros para sua metrópole, em função do ouro e dos diamantes que haviam sido descobertos na região que ficou conhecida como a das Minas Gerais. Essa região tornou-se o centro econômico e cultural do país. Nela surgiram várias cidades ricas e importantes, como Vila Rica (atual Outo Preto), São João Del Rei e Sabará.

Portugal explorava o ouro brasileiro, mas nem todas as pessoas ligadas ao garimpo pagavam os impostos que a metrópole cobrava. Também havia muito contrabando das riquezas minerais. Além disso, essas riquezas não eram infinitas e começaram a se tornar escassas. O governo português, porém, acreditava que a diminuição no volume de seus lucros com a mineração se devia ao contrabando e à sonegação dos brasileiros. Por isso, começou a aumentar os impostos e tomar medidas repressivas contra os naturais da terra.

Desse modo, os brasileiros se revoltaram e isso aconteceu quase na mesma época em que os Estados Unidos se tornaram independentes da Inglaterra. Ao mesmo tempo, na Europa, filósofos e pensadores criticavam a monarquia e o poder absoluto dos reis. Tudo isso influenciou as elites de Minas Gerais e as levou a conspirar em prol da Independência. A maioria dos conspiradores eram homens ricos e cultos como Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga.

Pobre, somente o Tiradentes, que era um simples alferes (cargo militar semelhante ao de tenente), e que tinha esse apelido por exercer também o ofício de dentista. Entretanto, era ele quem saía às ruas, procurando conquistar a adesão do povo ao movimento. Resultado, durante o julgamento, todos os que tinham posses conseguiram escapar da pena máxima, trocando-a pela prisão ou pelo exílio.

Quanto a Tiradentes, acabou condenado à morte e ao esquartejamento, para que as partes de seu corpo ficassem expostas ao público, de modo a desencorajar outras tentativas de rebelião. Executado como um criminoso, Tiradentes se transformou no primeiro herói brasileiro, logo após a nossa Independência, em 1822.

FONTE: http://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/ult1688u24.jhtm