O destaque é para a extinção gradativa do vestibular seriado até o processo seletivo de 2013 |
Os cursos de Medicina e Odontologia em Lagarto podem ter vestibular ainda este ano (Fotos: Portal Infonet) |
Ainda não há uma definição sobre qual modalidade de vestibular será adotado, mas a partir da edição de 2010 as vagas remanescentes serão escolhidas com base na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O reitor da UFS Josué Modesto dos Passos Subrinho ressaltou que a mudança não altera o Programa de Cotas da Universidade.
O reitor destacou a extinsão gradativa do Processo Seletivo Seriado |
O vestibular deste ano acontece entre 5 a 8 de dezembro. Outra novidade é a mudança no horário das provas, que começam a partir das 9h. “Com o novo horário, os alunos que moram no interior têm mais tempo para chegar ao local de prova, mas eles devem estar no local em até uma hora antes do início, às 8h”, explica o coordenador de Concurso Vestibular da UFS Manoel Leite Torres.
Para quem deseja cursar Teatro ou Dança no campus de Laranjeiras, a novidade é que não haverá mais prova de conhecimento específico para esses cursos. Em contrapartida, o curso de Música terá este ano além da prova teórica, uma prova prática. No campus de São Cristóvão será aberto o curso de bacharelado em Física com habilitação em Astronomia, ofertando 50 novas vagas. No
vestibular 2010, inclusive, a UFS irá ofertar 350 vagas a mais que no ano passado, elevando para 5260 o número de vagas. Atualmente são 102 opções de curso, divididos em 5 campi, incluindo o de Lagarto.
Manoel falou sobre a mudança de horário na aplicação das provas |
Campus de Lagarto
As provas para o campus de Lagarto serão realizadas na própria cidade. As aulas devem ter início em março de 2011. As instalações da unidade funcionarão provisoriamente no Colégio Estadual Abelardo Romero até a conclusão definitiva das instalações definitivas.
O novo campus de Ciências da Saúde de Lagarto contará com os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Já os cursos de Medicina e Odontologia com 50 vagas em cada, aguardam aprovação do Conselho Nacional de Saúde ainda neste ano.
Estão sendo investidos cerca de R$ 60 milhões no projeto. Metade dos recursos são provenientes do Ministério da Educação (Mec). A estrutura definitiva terá uma área total de 37.000 m², englobando laboratórios e salas de aula com múltiplas especialidades, setor de simulações e práticas de saúde, prédio departamental, biblioteca, vivência estudantil, biotério e auditório para mil pessoas, com planejamento de término para 2012.
Por Bruno Antunes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS....